No primeiro momento ao falar
em professor reflexivo eu pensava somente em refletir sobre as atitudes e
comportamento dos alunos, achando que era um sinônimo de olhar atento para com
o aluno, agora já entendo que não é somente isto, que ser reflexivo não
significa ter pensamentos voltados somente aos alunos, e sim também pensamentos
sobre a própria prática.
É muito importante que o
professor analise suas práticas, e se seus objetivos estão sendo alcançados de
forma significativa, pois se não estão é preciso rever o planejamento e suas
ações.
O educador deve refletir e fazer algumas perguntas tais como:
Como a proposta foi desenvolvida?
Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento foram contemplados?
Os materiais (tipos e quantidades) e os espaços foram apropriados?
As intervenções e os encaminhamentos provocaram pensamentos e ações nas crianças? Quais foram eles?
Surgiram novas oportunidades de experiências?
Os interesses das crianças apontaram para novos percursos? Quais?
É preciso observar se a
proposta despertou o interesse dos alunos, se todos participaram, se está
dentro da realidade, se a mesma não foi desenvolvida de forma satisfatório se
analisa o que é preciso mudar, melhorar para o desenvolvimento da proposta.
Só refletindo sobre a nossa
prática, sendo um professor reflexivo é que vencemos as dificuldades dentro das
salas de aulas.
De acordo com Dewey, “a
busca do professor reflexivo é a busca do equilíbrio entre a reflexão
e a rotina, entre o ato e o pensamento”
A reflexão implica em saber
as razões pelas as quais faço e porque faço.
O educador precisa conhecer
seu grupo de alunos e a partir daí fazer as perguntas:
O que faz as crianças
participarem das propostas?
O que instiga as crianças?
Como provoca-las para
participarem das propostas?
Cabe ao educador observar
tudo e todos!
https://lucianedasilva.blogspot.com/2017/04/educador-reflexivo.html
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