Uma das minhas postagens
que demonstra algo que foi significativo em minhas aprendizagens é a que me
refiro ao planejamento, pois este foi um dos conceitos de grande importância,
fez com que eu repensasse minha maneira de panejar minhas aulas, a partir disto
passei a observar e refletir mais sobre as necessidades de meus alunos e da importância
que apresenta nas práticas um bom planejamento, pois este é o guia, o caminho
para uma aula bem elaborada, sucedida e pensada para a turma.
Atualmente quando planejo
penso sempre no que e como meus alunos gostariam de aprender, quais suas
necessidades, pois de nada adianta um planejamento rico em conteúdos e teorias,
onde o aluno mecanicamente copia e cola, acabando por não assimilar nenhuma
aprendizagem.
É importante saber para obter um bom resultado da ação pedagógica:
O que é
necessário trabalhar com as crianças?
O que as
interessa?
O que elas
têm trazido em suas brincadeiras e conversas?
O que elas já
sabem? O que pode ser aprofundado?
O que o
professor sabe sobre o conteúdo e o que precisa ser pesquisado?
Quais
materiais já foram testados pelo professor e quais modos de organizar o espaço
são mais interessantes?
Quais
materiais estão disponíveis e quais precisam ser providenciados?
O espaço a
ser utilizado é a sala do grupo ou é coletivo e precisa ser “reservado” com a
equipe ou coordenação?
Qual é o
melhor momento da rotina do dia para realizar a proposta?
segue link da postagem anterior:
Nenhum comentário:
Postar um comentário