terça-feira, 25 de junho de 2019

Brincar pra quê?


Em 20 de maio de 2016 falei sobre a semana do brincar realizada na minha escola, mas me contive em citar somente como foi a rotina daquela semana, e não sobre a importância do brincar e da ludicidade, então digo que: o ato do brincar vai muito além de uma simples atividade lúdica, e sim através dele se está contribuindo para a construção da autonomia da criança, é por meio das descobertas que elas podem se expressar, analisar, criticar e transformar.
O brincar com objetivo de desenvolver a autonomia das crianças necessita um uso livre de brinquedos e materiais, que permita a expressão da aprendizagem por investigação, onde elas através de suas curiosidades, dúvidas e interesses organizam seus próprios meios de brincar.  Só assim, o brincar estará contribuindo para a construção da mesma.
É por meio da ludicidade que as crianças têm oportunidade de aprender valores importantes para o convívio em sociedade, é necessário buscar maior conhecimento de práticas pedagógicas que nos auxiliem no desenvolvimento da identidade e autonomia da criança.
            Aproveito o horário de pátio livre dos meus alunos, para observar cada um deles; como organizam suas brincadeiras, reagem nas horas de conflitos, interagem com o grupo, representam alguma angústia através da brincadeira, pois acredito ser esse o momento mais propício para conhecermos nossos alunos, cada um com suas individualidades, e que é de grande importância para o desenvolvimento do sujeito, pois é através das brincadeiras que a criança expõe suas aprendizagens e também suas dificuldades, são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. Sabemos que para manter o seu bem-estar a criança necessita brincar, jogar, criar e inventar, é brincando que ela convive com os medos com as raivas, com ansiedades e estabelece o equilíbrio entre o mundo.
O ato de brincar na educação infantil é de suma importância para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

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