Em 20 de maio de 2016 falei sobre a semana do brincar
realizada na minha escola, mas me contive em citar somente como foi a rotina
daquela semana, e não sobre a importância do brincar e da ludicidade, então
digo que: o ato do brincar vai muito além de uma simples atividade lúdica, e
sim através dele se está contribuindo para a construção da autonomia da criança,
é por meio das descobertas que elas podem se expressar, analisar, criticar e
transformar.
O brincar com objetivo de desenvolver
a autonomia das crianças necessita um uso livre de brinquedos e materiais, que
permita a expressão da aprendizagem por investigação, onde elas através de suas
curiosidades, dúvidas e interesses organizam seus próprios meios de
brincar. Só assim, o brincar estará
contribuindo para a construção da mesma.
É por meio da ludicidade que as
crianças têm oportunidade de aprender valores importantes para o convívio
em sociedade, é necessário buscar maior conhecimento de práticas pedagógicas
que nos auxiliem no desenvolvimento da identidade e autonomia da criança.
Aproveito o horário de pátio livre dos meus alunos, para observar cada um
deles; como organizam suas brincadeiras, reagem nas horas de conflitos,
interagem com o grupo, representam alguma angústia através da brincadeira, pois
acredito ser esse o momento mais propício para conhecermos nossos alunos, cada
um com suas individualidades, e que é de grande importância para o
desenvolvimento do sujeito, pois é através das brincadeiras que a criança expõe
suas aprendizagens e também suas dificuldades, são meios que contribuem e
enriquecem o desenvolvimento intelectual. Sabemos que para manter o seu bem-estar
a criança necessita brincar, jogar, criar e inventar, é brincando que ela
convive com os medos com as raivas, com ansiedades e estabelece o equilíbrio
entre o mundo.
O ato de brincar na educação infantil
é de suma importância para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.
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