No
dia 20 de novembro de 2016 fiz uma postagem no blog referente a mudança da
pergunta do projeto que eu e minhas colegas estávamos fazendo sobre os times de
futebol Grêmio e Inter, onde percebemos que a pergunta escolhida era muito
ampla e por isso achamos melhor mudar o foco e nos referirmos somente ao Grêmio
que também é o time de todas.
Porque
resolvi rever está postagem?
Pois
bem, ao revê-la percebi o quanto é importante conhecer bem nossos alunos e
através de um olhar atento captar seus interesses e dúvidas para que seja possível
tirar dessas observações uma pergunta que leve a um projeto de aprendizagem,
pois é dela (pergunta) que o projeto acontece.
Que
significado tem para os nossos alunos aprender sobre algo que eles não
demonstram interesse algum, a aprendizagem acontece de forma significativa e
prazerosa quando está de acordo com seus interesses e realidade, porém , ainda
encontramos muitos educadores presos e
acomodados a um ensino tradicional, como
nos diz Fernando Becker usam de uma aula auditório, onde o professor fala e o
aluno ouve.
Os
alunos de hoje precisam ser motivados, através de aulas inovadoras, com
professores dispostos a irem busca de inovação, assim acontece a aprendizagem,
mais uma fez citando Becker: “ Mais Laboratório, menos auditório”.
E isto também quer
dizer permitir que o aluno tenha voz, lhes dar o direito de se expressar, expor
suas ideias, pois o professor não deve ser o dono do conhecimento e sim o
mediador para que isto aconteça de forma
Luciane,
ResponderExcluirTrazes importantes reflexões ao Blog, ficando evidente o quanto as aprenzidezagens adquiridas no decorrer do Curso vieram a contribuir em sua prática.
Sigamos refletindo!
Abraço!