Cada lugar tem sua história, tradição,
cultura, algumas vezes esquecidas por muitos que ali nasceram e moram que acabam
por não passar para as novas gerações um conhecimento histórico, assim privando
que as crianças cresçam conhecendo e se sentindo parte do lugar onde vivem.
Desde a primeira etapa da educação, ou seja,
a educação infantil é preciso ter um olhar para os estudos sociais, onde o educador
inclui em seus planejamentos meios em que o aluno obtenha conhecimento e
propriedade sobre sua cidade, bairro, escola, desta maneira se está
contribuindo não só na construção de conhecimentos e sim também na formação de
sujeitos autônomos.
E preciso proporcionar saídas de campo, onde
seja possível conhecer os pontos turísticos, praças, patrimônios históricos,
prefeitura, pontos de laser existentes na cidade, muitos educadores subestimam
seus alunos da educação infantil, mas nessa faixa etária tudo que se transmite
de forma lúdica e inovadora fica fixado na memória de cada um.
Passei a considerar a importância de incluir
em meu planejamento o conhecimento do lugar em que se mora com o PEAD na interdisciplina
de Representação do mundo pelos Estudos Sociais, onde tive que fazer uma
atividade sobre algum ponto turístico e só aí fui perceber que não conhecia a
história de Canoas, a cidade onde nasci e moro até hoje.
Me refiro a atividade mencionada a cima no
dia 05/12/2016.
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