segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Revendo postagem - Hora do Conto-


Como citei na postagem de 03 de julho de 2016 (http://lucianedasilva.blogspot.com/2016/07/hora-do-conto.html), a hora do conto ainda faz parte da minha rotina em sala de aula, porém com um outro olhar e objetivo, pois antes acreditava que este momento era importante somente porque estimulava a criatividade e levava as crianças ao mundo da imaginação, ao estudar um pouco mais sobre isto aprendi que este momento tão divertido e lúdico vai muito mais além, as crianças passam a  ter um conhecimento de si mesma, estimula o desenvolvimento da autonomia e auto estima e além disto tudo em cada história contada se está trabalhando valores com as crianças, eles aprendem a distinguir o bem do mal, o certo e o errado, o respeito as diversidades.
De acordo com Abramovich (2009, p.14), “escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo”.
Este foi meu projeto do estagio curricular, trabalhei a hora do conto com o objetivo de estimular o gosto pela leitura e auxiliar no desenvolvimento de sujeitos críticos e autônomos, este é um caminho não apenas de descobertas, mas também do desenvolvimento de sua personalidade, a literatura infantil é uma peça fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social da criança.
Aprender de uma forma lúdica, principalmente na educação infantil, torna o ato da aprendizagem prazeroso, divertido e estimulante, fazendo que através desse ato a criança tenha uma melhor assimilação e fixação do aprendizado.
 Vygotsky(1998) acentua o papel ao ato de brincar na construção do pensamento infantil, pois é também através da brincadeira, do jogo, que a  criança expõe seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor, seu modo de aprender e participar de uma relação cognitiva, com o mundo de eventos , pessoas, objetos e símbolos.


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