Como citei na postagem de 03
de julho de 2016 (http://lucianedasilva.blogspot.com/2016/07/hora-do-conto.html),
a hora do conto ainda faz parte da minha rotina em sala de aula, porém com um
outro olhar e objetivo, pois antes acreditava que este momento era importante
somente porque estimulava a criatividade e levava as crianças ao mundo da
imaginação, ao estudar um pouco mais sobre isto aprendi que este momento tão
divertido e lúdico vai muito mais além, as crianças passam a ter um conhecimento de si mesma, estimula o
desenvolvimento da autonomia e auto estima e além disto tudo em cada história
contada se está trabalhando valores com as crianças, eles aprendem a distinguir
o bem do mal, o certo e o errado, o respeito as diversidades.
De acordo com Abramovich
(2009, p.14), “escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser
leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão
do mundo”.
Este foi meu projeto do
estagio curricular, trabalhei a hora do conto com o objetivo de estimular o
gosto pela leitura e auxiliar no desenvolvimento de sujeitos críticos e
autônomos, este é um caminho não apenas de descobertas, mas também do
desenvolvimento de sua personalidade, a literatura infantil é uma peça
fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social da criança.
Aprender de uma forma
lúdica, principalmente na educação infantil, torna o ato da aprendizagem
prazeroso, divertido e estimulante, fazendo que através desse ato a criança
tenha uma melhor assimilação e fixação do aprendizado.
Vygotsky(1998) acentua o papel ao ato de
brincar na construção do pensamento infantil, pois é também através da
brincadeira, do jogo, que a criança expõe seu estado cognitivo, visual, auditivo,
tátil, motor, seu modo de aprender e participar de uma relação cognitiva, com o
mundo de eventos , pessoas, objetos e símbolos.
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