Mesmo apresentando diferenças ambas teorias são consideradas construtivistas pois consideram a criança como um ser ativo, criador de hipóteses sobre seu ambiente.
Vygotsky destaca o interacionismo, pois considera que é na troca entre os sujeitos, que tem origem as funções mentais superiores, Piaget também apresenta a dimensão interacionista, mas destaca a interação do sujeito com o objeto. A criança ao observar o objeto vai diferenciar o que é real do que é produto da imaginação e decorrência da afetividade, que interfere em seu discernimento não deixando claro a função da interação social no processo de conhecimento.
Em sua teoria, Vygotsky privilegia o ambiente social, não aceitando uma visão única e universal, de desenvolvimento humano, pois ao destacar o ambiente social que a criança está inserida, Vygotsky acredita que ao mudar o ambiente em que a criança está inserida o desenvolvimento também mudará, enquanto Piaget privilegia a maturação biológica por acreditar que os fatores internos predominam sobre os externos, acredita que o desenvolvimento segue uma sequência fixa e universal de estágios.
Basicamente, o desenvolvimento da fala interior depende de fatores externos: o desenvolvimento da lógica na criança, como os estudos de Piaget demonstram, é uma função direta de sua fala socializada. O crescimento intelectual da criança depende de seu domínio dos meios sociais do pensamento, isto é, da linguagem (Vygotsky, 1991 p.44).
Vygotsky discorda, em seu entendimento a criança já nasce em um ambiente social e vai formando uma visão deste através da interação com os adultos ou crianças mais experientes e nesta interação, são detectados os potenciais estimulando a superar e se apropriar do que ela é capaz, o professor é o mediador entre a criança e o mundo, ele é o descobridor da zona desenvolvimento proximal do aluno.
Para Piaget a linguagem é só uma forma de expressão o pensamento depende basicamente das coordenações dos esquemas sensório-motores e não da linguagem, ele estabelece uma clara separação entre as informações que podem ser passadas por meio da linguagem e os processos que não parecem sofrer qualquer influência dela. Diferentemente, para Vygotsky, o pensamento e linguagem estão totalmente ligados desde o início da vida. A aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores, dá uma forma definida ao pensamento despertando a Imaginação e estimulando a memória.
É possível perceber que ambos apresentam ideias interacionistas e construtivistas, sendo que Piaget destaca a importância da maturação biológica, o conhecimento evolui de forma linear, onde o sujeito atua sobre os objetos e para Vygotsky o sujeito se relaciona com o objeto, existindo uma mediação entre o sujeito e o meio.
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