Na
educação infantil as brincadeiras são de grande importância no processo de
ensino aprendizagem e no desenvolvimento das crianças, o brincar é uma forma de
comunicação, através da brincadeira elas reproduzem seus cotidianos, é desta
forma que ela passa a exercitar sua reflexão, autonomia, criatividade, formando
assim uma relação entre o jogo e aprendizagem, possibilitando a comunicação e a
inter-relação do sujeito com o objeto e o seu meio social.
Através
das brincadeiras as crianças desenvolvem suas habilidades, cognitivas,
emocional, motoras e afetivas.
Vygotsky
afirma que “Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da
brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está
apta ou não sente como agradáveis na realidade”.
Recebemos
no pead a visita da professora Tânia Fortuna pedagoga e coordenadora do
programa “Quem quer brincar” da UFRGS que de início já nos diz que”as condições
em que é possível brincar são aquelas em que o indivíduo que brinca é sujeito
da brincadeira, e não mero espectador, passivo, como também é provocado,
desafiado”.
Ela também
diz que “Brincar tem que ser para brincar. Não tem que ter uma razão
educativa”.
Nessa noite
ela nos proporcionou algumas brincadeiras que tem por objetivo a integração
entre os colegas, a afetividade, a atenção, coordenação motora, foi muito
divertida e prazerosa sua visita.
Em uma
das brincadeiras ficamos em círculo e tínhamos que jogar para um colega um
ursinho, dizendo o nome do colega e uma palavra que o definisse, está brincadeira
tem por objetivo a integração entre os colegas.
Ex: eu
jogo o floc para Maria Luciane porque eu acho ela sincera.
Essa é
uma atividade que ao observarmos nossos alunos podemos perceber suas
frustrações, sentimentos, timidez e ou alegria no momento em que a realiza.
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