sábado, 16 de junho de 2018

Brincar com Tânia Fortuna




Na educação infantil as brincadeiras são de grande importância no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento das crianças, o brincar é uma forma de comunicação, através da brincadeira elas reproduzem seus cotidianos, é desta forma que ela passa a exercitar sua reflexão, autonomia, criatividade, formando assim uma relação entre o jogo e aprendizagem, possibilitando a comunicação e a inter-relação do sujeito com o objeto e o seu meio social.
Através das brincadeiras as crianças desenvolvem suas habilidades, cognitivas, emocional, motoras e afetivas.
Vygotsky afirma que “Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade”.
Recebemos no pead a visita da professora Tânia Fortuna pedagoga e coordenadora do programa “Quem quer brincar” da UFRGS que de início já nos diz que”as condições em que é possível brincar são aquelas em que o indivíduo que brinca é sujeito da brincadeira, e não mero espectador, passivo, como também é provocado, desafiado”.
Ela também diz que “Brincar tem que ser para brincar. Não tem que ter uma razão educativa”.
Nessa noite ela nos proporcionou algumas brincadeiras que tem por objetivo a integração entre os colegas, a afetividade, a atenção, coordenação motora, foi muito divertida e prazerosa sua visita.
Em uma das brincadeiras ficamos em círculo e tínhamos que jogar para um colega um ursinho, dizendo o nome do colega e uma palavra que o definisse, está brincadeira tem por objetivo a integração entre os colegas.
Ex: eu jogo o floc para Maria Luciane porque eu acho ela sincera.
Essa é uma atividade que ao observarmos nossos alunos podemos perceber suas frustrações, sentimentos, timidez e ou alegria no momento em que a realiza.

           

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