Quando se entra em uma sala de aula é importante
já ter planejado as atividades para aquela turma, tendo assim uma aula bem
preparada, para que ela seja prazerosa e produtiva, é através do plano de aula
que se aborda tais atividades, ele não deixa de ser uma previsão de tudo que
será feito em determinada aula, seguindo sempre uma lógica dos temas trabalhados.
No plano de aula é necessário seguir alguns
itens, como a distribuição dos conteúdos, o número de aulas, objetivos, justificativas,
desenvolvimento, o mesmo deve ser encarado como um guia e não uma
obrigatoriedade.
Ex: Objetivos, conteúdos, procedimentos,
recursos, avaliação
O professor deve ter autonomia para usar de
flexibilidade se essa for a necessidade da turma em algum momento.
O planejamento das aulas é de mera importância
no que se diz respeito ao processo de
aprendizagem dos alunos. Ele não somente orienta e organiza a aula e sim passa
ser um instrumento de aprendizagem para o educador, que precisa pesquisar, estudar
e refletir sobre o que está planejando, só assim o professor saberá onde quer
chegar e o melhor caminho a seguir.
Segue um modelo de Plano de aula:
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Dados de Identificação:
Escola: Emei Carinha de Anjo
Professor (a): Luciane da Silva
Disciplina:
Série: Maternal
Turma: Maternal I
1. CONTEÚDOS:
Leitura, os cinco sentidos (olfato, paladar, visão, audição e tato)
2. OBJETIVO GERAL:
Atraves de uma abordagem essencialmente interacionista, estimular os cinco sentidos, ensinar a interpretar os amis diversos estímulos.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS (conceituais, atitudinais e procedimentais):
Estimular e desenvolver a coordenação motora, estimular e desenvolver os cinco sentidos, identificar e diferenciar os sentidos, para que serve cada sentido, trabalhar o autoconhecimento.
4. DESCRIÇÃO DE CADA UMA DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Trabalhar através de brincadeiras, e experimentações, trazendo diversos recursos relacionados com cada um dos sentidos, tais como: diferentes fragrâncias, objetos que necessitam da visão, sons, objetos que precisam ser tocados para sentir suas espessuras, e diversos sabores.
5. RECURSOS NECESSÁRIOS
Livro dos sentidos, DVD com vídeo sobre os sentidos
Para olfato: perfume, pó de café, sabonete, cravo, canela, creme, cebola, algool.
Visão: binóculo, lupa, lanterna, rolinho de papel higiênico
Audição: caixa de música, cd musical, violão, chocalho, materiais de sucata diversos.
Paladar: sal, açúcar, frutas,
Tato: algodão, lixa, tecido, esponja, Bombril, milho, bolinhas de gel, sagu)
6. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS)
A avaliação em turmas de maternal I acontece através da observação do educador sobre as respostas dos estímulos proporcionados aos educandos.
Escola: Emei Carinha de Anjo
Professor (a): Luciane da Silva
Disciplina:
Série: Maternal
Turma: Maternal I
1. CONTEÚDOS:
Leitura, os cinco sentidos (olfato, paladar, visão, audição e tato)
2. OBJETIVO GERAL:
Atraves de uma abordagem essencialmente interacionista, estimular os cinco sentidos, ensinar a interpretar os amis diversos estímulos.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS (conceituais, atitudinais e procedimentais):
Estimular e desenvolver a coordenação motora, estimular e desenvolver os cinco sentidos, identificar e diferenciar os sentidos, para que serve cada sentido, trabalhar o autoconhecimento.
4. DESCRIÇÃO DE CADA UMA DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Trabalhar através de brincadeiras, e experimentações, trazendo diversos recursos relacionados com cada um dos sentidos, tais como: diferentes fragrâncias, objetos que necessitam da visão, sons, objetos que precisam ser tocados para sentir suas espessuras, e diversos sabores.
5. RECURSOS NECESSÁRIOS
Livro dos sentidos, DVD com vídeo sobre os sentidos
Para olfato: perfume, pó de café, sabonete, cravo, canela, creme, cebola, algool.
Visão: binóculo, lupa, lanterna, rolinho de papel higiênico
Audição: caixa de música, cd musical, violão, chocalho, materiais de sucata diversos.
Paladar: sal, açúcar, frutas,
Tato: algodão, lixa, tecido, esponja, Bombril, milho, bolinhas de gel, sagu)
6. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS)
A avaliação em turmas de maternal I acontece através da observação do educador sobre as respostas dos estímulos proporcionados aos educandos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário