domingo, 17 de junho de 2018

Integrantes do movimento da Escola Nova


Em Didática, Planejamento e Avaliação conhecemos os principais integrantes do movimento da Escola Nova: John Dewey, Ovide Decroly, Maria Montessori e Célestin Freinet
Decroly(1871-1932) foi o primeiro a tratar o saber de forma única, ele defendia o conceito de que as crianças apreendem o mundo com base em uma visão do todo.
Ele defendia uma escola voltada para o aluno e não para o professor, onde o aluno era preparado para viver na sociedade e não somente preparado para o trabalho.
 "A criança tem espírito de observação; basta não matá-lo", escreveu Decroly.
Dewey(1859-1952) defendia a democracia e a liberdade de pensamento como meios para a maturação emocional e intelectual das crianças, ele se preocupava com a valorização do pensamento dos alunos, com a preparação desses alunos para o questionamento da realidade, de unir a teoria com a pratica, essas eram suas concepções, ele era um filosofo que influenciou educadores de muitos lugares do mundo. Ele foi no Brasil o inspirador do movimento da Escola Nova, que foi conduzido por Anísio Teixeira, colocando a democracia e a atividade pratica como importantes elementos da educação.
Freinet (1896-1966), desenvolveu atividades hoje comuns, como as hoje conhecidas saídas de campo e o jornal de classe, e criou um projeto de escola popular, moderna e democrática, muitos de seus conceitos são usados pelos educadores e tais nunca ouviram falar no autor, tais como os cantinhos pedagógicos, saídas de campo.
Montessori(1870-1952) Segundo sua visão pedagógica, o potencial de aprender está em cada um de nós, ela defende que a educação é uma conquista da criança, pois já nascemos com capacidade de ensinar a nós mesmos, se a nós forem dadas as condições.
A base de sua teoria é a individualidade, atividade e liberdade do aluno, onde o indivíduo é o sujeito e o objeto do ensino, onde o objetivo da escola é a formação integral do aluno, “uma educação para a vida”, procurando desenvolver métodos criativos desde a primeira infância, associada a vontade de aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário