Ovide
Decroly criou uma técnica pedagógica chamada centro de interesse, conhecida
pelos seus estudos sobre o desenvolvimento da criança e a sua preservação da
liberdade, onde os conteúdos a serem estudados devem serem apresentados como um
todo e não divididos em disciplinas.
O centro
de interesse tem como princípio partir de um contexto que permitirá identificar
quais os temas específicos os alunos demonstram interesse para darmos início ao
planejamento.
O educador
deve observar o que os alunos demonstram maior curiosidade e a partir disso
explorar as disciplinas integradas.
Em um
artigo vi como exemplo seguinte: um grande números de alunos questionou sobre
as"flores" . Fizeram comentários, trouxeram contribuições sobre
flores que conhecem, demonstrando que este é um tema de interesse.
Sendo
assim o professor , ao apresentar o tema
"semente" e explicar seu contexto na natureza , notou que os aluno
gostariam de conhecer mais sobre as flores. Então seu planejamento deve seguir
com os demais conteúdos integrados a ele , pois sendo um tema que foi gerado a
partir do interesse deles , de algo que faz parte de sua realidade , tende a
produzir bons resultados.
O
professor disposto a usar essa metodologia de ensino deve ter a sensibilidade
de observação perante as necessidades e curiosidades de seus alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário