domingo, 15 de outubro de 2017

Desenvolvimento Cognitivo


Segundo Piaget a aprendizagem/conhecimento é um processo que se inicia desde o nascimento, e sua evolução acontece de forma gradativa, a partir da interação com o meio, sua teoria sobre o desenvolvimento cognitivo está centralizada nas fases do desenvolvimento, dividida em quatro estágios:

Sensório-motor (0 a 2 anos) – percepções sensoriais, a criança se baseia em esquemas motores para resolver seus problemas, que são práticos, construídos a partir de reflexos.

Pré-operatório (2 a 7 anos) – é marcado pelo aparecimento da linguagem oral.

Operatório concreto (7 aos 11 anos) – o pensamento passa a ser lógico e objetivo, sendo capaz de construir um conhecimento.

Operatório formal (11 anos em diante) – o pensamento se torna livre das limitações da realidade concreta, se torna capaz de raciocinar logicamente.

Entende-se que todos nascemos com a capacidade de adaptar-se ao meio e de assimilar e acomodar os objetos externos, em busca de um equilíbrio, a teoria Piagetiana diz que a inteligência é o resultado de uma adaptação biológica, onde o organismo procura o equilíbrio entre a assimilação e acomodação para organizar o pensamento.
Desde modo a criança ao se adaptar a uma nova situação procura coloca-la em conhecimentos anteriores (assimilação), mas em determinados momentos são  necessárias modificações nessa assimilação (acomodação), para que se compreenda a nova situação.
De uma forma geral essas quatro fases são vivenciadas na mesma sequência, contudo seus inicios e términos podem variar de acordo com a estrutura biológica de cada indivíduo.


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