Segundo Piaget a aprendizagem/conhecimento é um
processo que se inicia desde o nascimento, e sua evolução acontece de forma
gradativa, a partir da interação com o meio, sua teoria sobre o desenvolvimento
cognitivo está centralizada nas fases do desenvolvimento, dividida em quatro
estágios:
Sensório-motor
(0 a 2 anos) – percepções sensoriais, a criança se baseia em esquemas motores
para resolver seus problemas, que são práticos, construídos a partir de
reflexos.
Pré-operatório
(2 a 7 anos) – é marcado pelo aparecimento da linguagem oral.
Operatório
concreto (7 aos 11 anos) – o pensamento passa a ser lógico e
objetivo, sendo capaz de construir um conhecimento.
Operatório
formal (11 anos em diante) – o pensamento se torna livre das
limitações da realidade concreta, se torna capaz de raciocinar logicamente.
Entende-se que todos nascemos com a capacidade de
adaptar-se ao meio e de assimilar e acomodar os objetos externos, em busca de
um equilíbrio, a teoria Piagetiana diz que a inteligência é o resultado de uma
adaptação biológica, onde o organismo procura o equilíbrio entre a assimilação
e acomodação para organizar o pensamento.
Desde modo a criança ao se adaptar a uma nova situação
procura coloca-la em conhecimentos anteriores (assimilação), mas em
determinados momentos são necessárias
modificações nessa assimilação (acomodação), para que se compreenda a nova
situação.
De uma forma geral essas quatro fases são vivenciadas
na mesma sequência, contudo seus inicios e términos podem variar de acordo com
a estrutura biológica de cada indivíduo.
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