domingo, 29 de outubro de 2017

Falando sobre "Diversidade", com o Maternal I

Por se tratar de uma turma de maternal I (2 a 3 anos), usei o livro “Tudo bem ser Diferente”, para falar sobre diversidade.
Em uma rodinha primeiramente conversamos sobre os diversos tipos de pessoas que existem, pedi para que eles falassem se conheciam pessoas que andavam em cadeiras de roda, que usavam óculos e etc, mas como se trata de crianças muito pequenas, ouve pouco retorno na conversa.
Então após a rodinha, passei a contar a história do livro, onde alguns riram bastante quando aparecia algo engraçado, como os animais coloridos, o menino sem os dentes e outros, após a leitura falei a eles que todas as pessoas devem ser tratadas com respeito, e fiz algumas comparações entre nós, como: tamanho, cor de cabelo, se o cabelo era liso ou crespo, quem era magra, gordinha, quem usava óculos, cor de pele. As crianças que se expressam com mais clareza faziam alguns comentários: Prof. O cabelo da B é comprido, o C usa óculos.
Após a conversa proporcionei a eles um jogo de quebra cabeça de duas peças, onde eles poderiam unir a peça que formava o personagem da história, ou formar uma pessoa diferente, a maioria das crianças formaram o personagem, somente uma formou um rosto diferente.
Acredito que abordei a diversidade existente entre as pessoas com minha turma, de uma forma simples e lúdica, respeitando a faixa etária em que eles se encontram, mas sem deixar de falar sobre esse assunto tão importante que é o respeito as diferenças, como diz no capitulo I do texto "Educação na e para a diversidade: nexos necessários" de Maria Elly Herz Genro, Célia Elizabete Caregnato:
O reconhecimento da nossa condição ontológica como seres humanos iguais e diferentes (Arendt, 2000), é um pressuposto básico para a compreensão sobre a diversidade presente no cotidiano escolar, como fonte de convivência, de aprendizagem e de enriquecimento das relações no cotidiano dos diferentes espaços educativos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário