domingo, 24 de setembro de 2017

Mais Laboratório, Menos Auditório

 Muito bom o vídeo “Escola- mais laboratório,menos auditório”, de Fernando Becker, que fala sobre como estão sendo conduzidas as aulas em nossas escolas, ele diz que as escolas que ainda usam métodos mais tradicionais, continuam privilegiando os verbos mais repetidos dentro das salas de aula que são copiar e repetir, podem até usufruir das tecnologias, mas continuam copiando e repetindo ou seja copiando e colando.
Fernando Becker diz que Piaget e Freire dizem que os verbos mais usados em uma escola construtivista deve ser: interagir, testar, indagar, experimentar, descobrir, ultrapassar, transformar, inventar.
Uma fala de Becker que me causou inquietação foi:
“Falasse tanto em impor limites, porque não ultrapassar limites”, realmente é algo de se pensar, pois muitas vezes passamos tentando controlar nossos alunos, tentando impor a eles regras e limitações que julgamos necessárias, mas até que ponto estamos certos, até onde é preciso ter limites, o aluno tem o direito de experimentar, descobrir ou seja ultrapassar os limites, pois é assim que a aprendizagem acontece, de uma forma espontânea e natural.
Outra fala dele, que infelizmente faz parte da realidade de muitas escolas é que existem salas de aula em que a pergunta não é bem- vinda, essa realidade nos remete ao epistemológico empirista, onde somente o professor tem o direito a fala, os alunos estão ali somente para ouvir, copiar e aprender.
Mas o que Becker que nos deixar claro é que precisamos mudar nossos métodos pedagógicos pois os conceitos são:
Auditório: é transmitido o que já se sabe.
Laboratório: é exercido a experimentação, se formula hipótese.
Se continuarmos em uma escola auditório o aluno será sempre visto como um repetidor em vez de um produtor, criador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário