terça-feira, 12 de setembro de 2017

Educação Inclusiva


Falar sobre inclusão nas escolas ao meu ver é um assunto muito delicado, que causa diversos conflitos de opiniões.
Até então eu desconhecia a história das pessoas com deficiência e suas manifestações no Brasil, que ocorreram na década de 70, onde os deficientes foram as ruas dar voz aos seus direitos, e até esse momento eles viviam em instituições ou em seus lares, sem grandes contatos com o mundo exterior.
Me chocou ler e saber que na antiguidade até a idade média as crianças consideradas com algum tipo de deficiência física, sensorial ou mental eram consideradas subumanas, o que as levavam a eliminação e abandono, isso se deu até a difusão do cristianismo.
As mudanças começaram acontecer após a manifestação que ocorreu mais precisamente no ano de 1979, onde começou a se ter um olhar para com os portadores de algum tipo de deficiência, mas ainda acredito que estamos engatinhando para uma inclusão de qualidade no município em que moro e atuo como professora de educação infantil.
Para que haja uma educação inclusiva de qualidade é necessário que a escola esteja preparada para receber esse aluno, com educadores qualificados, espaço físico estruturado ou seja com acessibilidade, e recursos pedagógicos correspondentes as suas necessidades.
Como diz no texto “ História geral do atendimento à pessoa com deficiência”:

 Ao invés de o aluno ajustar-se aos padrões de “normalidade” para aprender, a escola deve ajustar-se à “diversidade” dos seus alunos.

Um comentário:

  1. Prezada Luciane!

    Se apropriar mais profundamente do tema de necessidade educacional especial é realmente muito importante e ao mesmo tempo espantoso, devido a todos fatos que tomamos conhecimento. Entretanto, é de suma importância mantermos nosso "olhar inclusivo", ou seja, um olhar acolhedor que respeite cada aluno com suas particularidades.

    Fraternal abraço,
    Raona Pohren
    Tutora PEAD/UFRGS
    Interdisciplina EPNEE

    ResponderExcluir