quinta-feira, 6 de abril de 2017
Iniciando o V semestre
O V semestre do pead iniciou com a interdisciplina de Projeto Pedagógico e Ação, onde percebemos que como o nome mesmo diz, teremos muito o que fazer no decorrer dessa interdisciplina.Nossa primeira tarefa realizada foi ler o texto "Transgressão e mudanças na educação", de Fernando Hernandez, e em grupo analisar e sintetizar sobre a organização do projeto de aprendizagem realizado no semestre passado, fazendo logo após uma analise das diferenças existentes entre cada projeto: de aprendizagem, de ensino e ação.
O textos lidos, juntamente com os do semestre passado nos da a noção de como se realiza cada projeto, mas ainda estou em dúvida de como acontece um projeto de ação, percebo que este ainda não ficou claro, por este motivo será necessário pesquisar e ler mais sobre esse determinado projeto.
O PA, é baseado nas curiosidades, necessidades da turma ou até de um aluno, o mesmo nasce de uma pergunta e se desenvolve através das pesquisas e práticas do próprio aluno, sendo norteada pelo educador, ou seja o mesmo guia, auxilia o aluno a ir em busca das certezas para sanar suas dúvidas.
O de ensino já é ao contrário do de aprendizagem, pois este tipo de projeto não vem dos alunos e sim de um assunto imposto pelo professor, onde o professor escolhe o tema e passa o conhecimento e estabelece as tarefas a serem realizadas, geralmente sem permitir que o aluno exponha suas idéias sobre o determinado assunto.
Nesse semestre teremos que organizar juntamente com a turma em que trabalhamos um projeto de aprendizagem, se assim for possível, pois no meu caso como atuo na educação infantil, com uma turma de maternal esse tipo de projeto acaba se tornando um pouco difícil, levando em consideração que na faixa etária que os alunos se encontram, ainda não conseguem se expressar com clareza, para que o trabalho nasça de suas duvidas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário