Em toda a minha caminhada profissional, me
dediquei somente aos meus alunos e a minha sala de aula, sem me envolver em
assuntos burocráticos e administrativos, nos quais nem sequer tinha algum
conhecimento.
Trabalhei durante cinco anos na educação
infantil privada e só fui saber da existência do Projeto Político Pedagógico após
ingressar na rede municipal, até então esse documento de mera importância para
o desenvolvimento da escola era desconhecido, desde então passei a me apropriar
de sua existência e seu objetivo.
Nas escolas de educação infantil da rede
municipal de Canoas esse documento é revisado e aperfeiçoado anualmente, sendo
debatido praticamente em todas reuniões pedagógicas e administrativas
realizadas no âmbito escolar, e suas alterações são realizadas e aprovadas no
final de cada ano, passando a vigorar no ano seguinte.
Existem outros assuntos aos quais não tinha
conhecimento, como para que serve o Conselho Escolar e CPM, pois como disse no
início, minha dedicação era única e exclusivamente ao meus alunos, mas aos
poucos tenho me inteirado desses assuntos, tanto por existir em minha escola
uma gestão democrática, onde permite e busca a integração de todos os
envolvidos no ambiente escolar para as tomadas de decisões, como pelos
conteúdos e atividades propostas nas interdisciplinas do pead, onde estamos
buscando obter um maior conhecimento sobre o que é uma gestão democrática, funções
dos CE e CPM, Conselhos de Educação, programas do MEC.
Um profissional atuante, deve estar integrado a
todos os assuntos envolvidos no ambiente escolar, e seus segmentos,
participando de forma efetiva de toda e qualquer tomada de decisão que o
compete, assim ajudando na formação de uma gestão democrática de fato.
Muito boa as tuas postagens Luciane! Elas evidenciam tuas vivências, tuas reflexões e tuas aprendizagens sobre os temas desenvolvidos. Em especial, percebi essas relações na interdisciplina de Organização do Ensino Fundamental e de Psicologia. Parabéns! Abraços, tutora Josele.
ResponderExcluir