Brincar, pintar, cantar, desenhar, jogar, ouvir histórias, são algumas das atividades que fazem parte da educação infantil. E de forma natural as crianças caminham pelo mundo da matemática sem sequer perceber, pois através das brincadeiras elas intuitivamente aprendem a contar, comparar, medir, calcular....
Na educação infantil a matemática está inserida nas simples rotinas da sala de aula, tais como: chamadinha, painel da rotina, calendário, aniversariante do mês e outras atividades diversas nas quais cito duas que realizei com minha turma.
A primeira foi uma história criada pelas crianças, na qual eles vão falando e eu vou escrevendo e desenhando suas falas, no final montamos um varal com as sequências das cenas.
A segunda foi uma atividade em que cada criança jogava um dado com desenhos de docinhos, logo após cada uma tinha que dizer quantos doces ela tirou, depois disso foi pedido pegar a quantidade de tampinhas de garrafa que estavam distribuídas referente aos docinhos que tinha no dado. Algumas crianças sabiam a quantificação de docinhos, mas não sabiam separar essa quantidade com as tampinhas e outras ao contrário, separavam as tampinhas, mas não contavam os docinhos.
É encantador acompanhar o desenvolvimento das crianças através de uma simples brincadeira, onde através de um olhar observador para com cada um deles se pode acompanhar suas evoluções.
A matemática é importante desde a educação infantil, a criança aprende brincando, a aprendizagem acontece de maneira lúdica.
Luciane! Muito bom o teu relato das atividades e as tuas relações com os conceitos já trabalhados na interdisciplina de Matemática. Poder repensar a prática em função desses novos conhecimentos é enriquecedor. Conta com minha ajuda, abraços, tutora Josele.
ResponderExcluir