sábado, 4 de junho de 2016

Projetos e Brincadeiras



Trabalhar com projetos na educação infantil é tão importante quanto nas séries iniciais, o 
mesmo se trata de um recurso de trabalho, que tem por objetivo dar vida aos conteúdos, tornando o aprendizado prazeroso, o mesmo nasce da curiosidade e realidade do aluno.
A função do educador é criar um projeto dentro das expectativas de seus alunos, de um modo   estimulador, que consiga que se torne interesse do grupo, só assim se alcança o objetivo de que todos se envolvam de forma participativa nas diferentes etapas do projeto.
Passei a observar minha turma de maternal II, com a intenção de descobrir sobre o que eles mais gostavam de fazer em sala de aula, pois apesar de serem pequenos já sabem expor suas vontades e preferências, e através dessa observação resolvi fazer um projeto sobre "jogos e brincadeiras", pois como estamos estudando na interdisciplina de ludicidade, a criança aprende através da brincadeira.  

 Abaixo segue um modelo simples de projeto:


PROJETO JOGOS E BRINCADEIRAS

Período: Ano todo

Justificativa



O projeto Jogos e brincadeiras visa trabalhar de uma forma lúdica e de vivência, estimulando o Raciocínio Lógico, a criatividade, auxiliando as crianças no processo de construção do conhecimento.

O desenvolvimento deste projeto pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades das crianças de compreenderem e transformarem a realidade.

Tendo em vista que, o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece os desenvolvimentos físicos, cognitivos, afetivos e principalmente a interação e o respeito pelos amigos.

O brincar é de suma importância no desenvolvimento infantil por este motivo é importante desenvolver um projeto focado em jogos e brincadeiras

Objetivo Geral:

Proporcionar as crianças a oportunidades de ampliar seus conhecimentos através de atividades lúdicas interativas e de vivência.

Objetivos Específicos:

Desenvolver nas crianças as capacidades e oportunidades de:
Praticar, escolher, preservar, imitar, imaginar, dominar, adquirir competência e confiança e autonomia;
Adquirir novos conhecimentos, habilidades pensamentos lógicos;
Criar, observar, experimentar, movimentar-se, cooperar, sentir, pensar, memorizar e lembrar;
Comunicar, questionar, interagir com os outros e ser parte de uma experiência social mais ampla em que a flexibilidade, a tolerância e a autodisciplina são vitais;
Conhecer e valorizar a si mesmo, e entender as limitações pessoais;
Ser ativo dentro de um ambiente seguro que encoraje e consolide o desenvolvimento de normas e valores sociais.
Promover a socialização e o respeito mútuo entre as crianças.
Reforçar a importância do brincar.

Conteúdos (Opções de Jogos) 

Quebra-cabeça com figuras, 
Jogo da memória com alimentos,
Boliche;
Produção de massinha;
Brincando com quebra-cabeça de madeira.

Brincadeiras dirigidas com regras simples: 

Cobra-cega;
Andar de trem
Vamos passear (jogo simbólico);
Dança da cadeira;

Ao longo do ano devem ser trabalhadas atividades lúdicas, procurando estimular o raciocínio lógico das crianças, onde podem confeccionar vários jogos, motivando-as a interagirem com o grupo. As aulas transformam-se em brincadeiras significativas, que possibilitarão as crianças construírem e conhecerem cada vez mais a si, a seus colegas, e ao meio no qual estão inseridas.

Alguns Recursos Utilizados: 

Cartolina, papelão, canetinhas, tinta guache, cola, farinha de trigo, palitos de sorvete, revistas, folhetos de supermercados entre outros.

Culminância:

Exposição dos jogos feitos com a turma para toda escola.



Pode-se trabalhar com jogos e brincadeiras em todos os planos de atividades, pois a criança assimila com maior facilidade tudo que aprende através da brincadeira.


É brincando que a criança aprende!!!!




Um comentário:

  1. Luciane! Linda foto das crianças. Concentrados, em? Realmente, brincando eles elaboram seus pensamentos e desenvolvem-se. Mesmo que brincando "sentadinhos" suas mentes estão imaginando, criando e reproduzindo suas visões de mundo. Realmente, trabalhar com Projetos é uma forma interessante de organizar o currículo. Melhor ainda seria se pudéssemos com maior intensidade dispararmos Projetos de Aprendizagem por grupos de interesses com nossos alunos, não achas? Continua colocando tuas reflexões por aqui. Estamos te lendo. Abraço, Betynha ;0) (Tutora PEAD2/UFRGS)

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