sábado, 14 de maio de 2016

Por quê???






Estamos tão habituados a seguir o que já está pré estabelecido, que nos acomodamos em passar aos nossos alunos aquilo no qual achamos ser necessário que ele aprenda, muitas vezes negando a eles a oportunidade de obter conhecimento de algo que realmente lhe interessa. Por que não escutar seus questionamentos e com eles criar um projeto de aprendizagem totalmente voltado para o interesse de seu aluno? A criança tem um leque de curiosidades que anseia por respostas, principalmente quando se trata da educação infantil, onde para eles tudo é novidade, estão no mundo dos porquês, e então me pergunto: Por que não aproveitar esses questionamentos para tornar nossa aula mais interessante e produtiva para nossos alunos, proporcionando a eles uma aprendizagem dentro de suas curiosidades e realidades?
O papel do professor é instigar seu aluno, fazer com que ele exponha suas curiosidades, para que junto com o grande grupo se forme um projeto de aprendizagem que condiz com os porquês de cada um.


Um comentário:

  1. Luciane! Também vejo a "idade dos por quês" como maravilhosa. Torço para que cada vez mais a escola não cale nossos alunos. Torço para que os alunos não deixem de perguntar e que possam desenvolver Projetos de Aprendizagens cada vez mais individualizados, socializando seus saberes, suas descobertas com os coleguinhas. Torço para que professores acreditem na força da intervenção pedagógica, na pergunta disparadora do interesse e no manejo que dá vazão a motivação de seus alunos. Um processo utópico mas necessário. Um dia a gente chega lá. Umas escolas estão mais perto que outras. Sigo acreditando na escola. Seguimos por aqui te acompanhando. Abraço, Betynha ;0) (Tutora PEAD2/UFRGS)

    ResponderExcluir