Abaixo segue quadro comparativo realizado para atividade da interdisciplina citada a cima.
Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos | ||
Teoria
|
Professor
|
Aluno
|
Empirismo/
Diretivismo
|
*Manda
*Só o professor tem direito em
falar
*Sabe tudo
*Decide tudo
* autoritário
*Somente ele pode transmitir
conhecimento
* Se prende ao tradicionalismo
|
*Obedece
* não pode argumentar, nem
contestar
*Não sabe nada, enquanto o
professor não o ensina
*Tem o dever de executar o que
ficar decidido pelo professor
*Submisso
*só aprende se o professor ensina
* Não tem direito em levantar
novas questões
|
Apriorismo/Não
Diretivismo
|
*É um facilitador
*deixa o aluno livre
*Só auxilia
*Não transmite conhecimento
|
*Já traz uma aprendizagem
* Tem liberdade para se expressar
*Sozinho desperta o conhecimento
*Aprende sozinho
|
Construtivismo/Pedagogia
Relacional
|
*Proporciona experiências
*Observa seus alunos
*Não acredita no ensino
tradicional
*Desafia seus alunos
* Oferece oportunidades de
aprendizagem
*Orienta seus alunos
*Ensina
*Aprende
|
*Constrói conhecimentos, através
de suas duvidas
*Aprendizagem acontece através
das vivencias
*Se torna observador
*Vai em busca da aprendizagem
através de pesquisas e vivencias
*Aprende
*Ensina
|
Ao meu entender podemos associar ou seja relacionar os tipos de modelos epistemológicos com os tipos de projetos, de tal forma:
Empirismo - Projeto de ensino
Apriorismo - Projeto de ação
Construtivismo - Projeto de Aprendizagem
E com essa relação podemos identificar as diferenças existentes entre os projetos.
Luciane, parabéns pela lembrança! utilizar os conhecimentos das demais interdisciplinas é importante para compor as aprendizagens ao longo do curso!
ResponderExcluirAbraço...
Tutora Renata B.
Seminário Integrador V