quinta-feira, 24 de maio de 2018

Alfabetização e seus conceitos


Entendemos que o Empowerment tem como objetivo fazer com que as pessoas tenham acesso às informações, liberdade e poder para assim tomarem suas decisões perante as organizações sociais.
Então vimos que o autor Henry Giroux em seu texto "Alfabetização e a Pedagogia do empowerment Político", refere-se a priorização na luta em busca de uma sociedade democrática através das ordens de conhecimentos e práticas sociais da alfabetização.
O texto em estudo nos mostra que o conceito de alfabetização vem percorrendo um grande percurso, sabemos que desde séculos atrás o sistema educacional vem atrelado ao mercado de trabalho, sendo a escola um apoio a este mercado.
            Gramsci diz que a alfabetização é uma prática social que está ligada as definições de conhecimento e de poder. Segundo o autor a alfabetização tem um sentido ideológico que apresenta um certo poder individual e social que se fixa nas relações de domínio, onde existe de um lado a configuração de conhecimento e de poder e, por outro, à luta política e cultural pela linguagem e pela experiência.
Para Paulo Freire (1981) a alfabetização não é a repetição mecânica das famílias silábicas, ou tampouco a memorização de uma palavra alienada, mas sim “a difícil aprendizagem de nomear o mundo” (p.39).
Logo entendemos que para Freire a alfabetização não é somente uma habilidade técnica, onde se adquire a aprendizagem em relação a leitura, ela deve ser entendida como um projeto político, onde os sujeitos afirmam seus direitos na construção de suas relações com a sociedade, dando condições a todos a se posicionar perante a sociedade, fazendo parte de um todo.
Portanto alfabetizar não é apenas proporcionar que o aluno saiba escrever, e a saiba ler as palavras, mas dar a ele a oportunidade de interpretar o mundo em que vive, analisando de forma crítica e com autonomia para muda-lo.
De uma forma mais ampla, percebemos que a alfabetização é analisada como um meio de transformar o meio social já existente, sendo uma prática cultural que auxilia na mudança democrática.



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