Entendemos que o Empowerment
tem como objetivo fazer com que as pessoas tenham acesso às informações,
liberdade e poder para assim tomarem suas decisões perante as organizações
sociais.
Então vimos que o autor Henry Giroux em seu
texto "Alfabetização e a Pedagogia do empowerment Político",
refere-se a priorização na luta em busca de uma sociedade democrática através
das ordens de conhecimentos e práticas sociais da alfabetização.
O texto em estudo nos mostra
que o conceito de alfabetização vem percorrendo um grande percurso, sabemos que
desde séculos atrás o sistema educacional vem atrelado ao mercado de trabalho,
sendo a escola um apoio a este mercado.
Gramsci diz que a alfabetização é uma
prática social que está ligada as definições de conhecimento e de poder.
Segundo o autor a alfabetização tem um sentido ideológico que apresenta um
certo poder individual e social que se fixa nas relações de domínio, onde
existe de um lado a configuração de conhecimento e de poder e, por outro, à
luta política e cultural pela linguagem e pela experiência.
Para Paulo Freire (1981) a
alfabetização não é a repetição mecânica das famílias silábicas, ou tampouco a
memorização de uma palavra alienada, mas sim “a difícil aprendizagem de nomear
o mundo” (p.39).
Logo entendemos que para
Freire a alfabetização não é somente uma habilidade técnica, onde se adquire a
aprendizagem em relação a leitura, ela deve ser entendida como um projeto
político, onde os sujeitos afirmam seus direitos na construção de suas relações
com a sociedade, dando condições a todos a se posicionar perante a sociedade,
fazendo parte de um todo.
Portanto alfabetizar não é
apenas proporcionar que o aluno saiba escrever, e a saiba ler as palavras, mas dar
a ele a oportunidade de interpretar o mundo em que vive, analisando de forma
crítica e com autonomia para muda-lo.
De uma forma mais ampla,
percebemos que a alfabetização é analisada como um meio de transformar o meio
social já existente, sendo uma prática cultural que auxilia na mudança
democrática.
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