quarta-feira, 5 de julho de 2017

Gestão Democrática

A gestão democrática na educação é um assunto bastante debatido e reivindicado pela comunidade escolar, aos poucos ela vem sendo construída, mas ainda há um longo caminho a percorrer, para que de fato ela venha atuar de forma concreta e efetiva.
Quando pensamos em gestão democrática, um dos itens que se pressupõe ser de mera importância para a democracia seria a eleição dos diretores realizada com a participação da comunidade escolar, porém não é essa a realidade de alguns órgãos de ensino, onde a gestora é indicada para o cargo através do meio executivo, ou seja é um cargo de confiança com pretensões políticas. Em alguns órgãos, como as escolas de educação infantil esse processo democrático acontece de forma lenta e parcial, pois os gestores necessitam da aprovação da SME (Secretaria municipal da educação), para resolverem determinados assuntos, não obtendo autonomia para certas tomadas de decisões, como diz Vitor Paro (2005): autonomia esbarra no cumprimento de leis superiores, o que o torna “um mero preposto do estado”.
Também existem alguns segmentos que incluem a comunidade escolar que devem ser atuantes e participativos nas tomadas de decisões, assumindo assim seus papéis dentro do âmbito que se diz ser democrático, que seria o Concelho escolar, Círculo de pais e mestres, Grêmio estudantil, tendo como participantes os membros da diretoria da escola, funcionários, pais, alunos e comunidade escolar.
O Conselho escolar é um órgão democrático que deveria ser atuante em todos os estabelecimentos de ensino, porém é fato que em alguns, ele só consta no papel, por ser de obrigatoriedade sua existência. Contudo há escolas que contam com a participação efetiva e constante dos membros do conselho escolar que tem por objetivo auxiliar, decidir e resolver problemas relacionados a todo o âmbito escolar, toda e qualquer tomada de decisão deve ter a aprovação dos membros do concelho.
Foi na realização da entrevista com o presidente do concelho escolar da escola em que atuo, que sanei algumas dúvidas sobre suas funções, na qual foi citado o direito do presidente do CE em ter acesso ao número dos pedidos de consertos e outras demandas protocoladas para reivindicar o andamento do processo, possuindo o direito de resolver pessoalmente esses assuntos, buscando a melhoria e a preservação da escola em que está inserido.
Ex: O presidente do conselho escolar da escola falou diretamente com o subprefeito da região sobre as infiltrações da escola e sobre o alagamento em dias de chuva, solicitando o reparo e troca de canos das valas, onde foi aberto o processo que já está em andamento para reforma.
É de muita importância para os estabelecimentos de ensino a participação ativa desses órgãos compostos por segmentos da comunidade escolar, assim estão caminhando, mesmo que lentamente, para uma gestão democrática de fato, onde existe uma parceria entre escola e comunidade.

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