Ludicidade ....Brincar
Nossa primeira aula de ludicidade e educação, com certeza já
de inicio deve ter feito com que alguns professores refletissem no seu modo de
pensar e agir em relação a importância do brincar, tanto no momento dirigido,
quanto no momento de pátio livre, pois muitos ainda apresentam dificuldades em
deixar seus alunos livres nesse momento.
Momento este que é de mera importância para o
desenvolvimento do sujeito, pois é através das brincadeiras que a criança expõe
suas aprendizagens e também suas dificuldades, são meios que contribuem e
enriquecem o desenvolvimento intelectual. Sabemos que para manter o seu
equilíbrio a criança necessita brincar, jogar, criar e inventar, é brincando
que ela convive com os medos com as raivas, com ansiedades e estabelece o
equilíbrio entre o mundo interno e externo, conseguindo com isso o auxilio para
o desenvolvimento de sua personalidade.
Aproveito o momento de pátio livre dos meus alunos, para
observar cada um deles; como cada um organiza sua brincadeira, reage nos
momentos de conflitos, interage com o grupo, representa alguma angustia através
da brincadeira, pois acredito ser esse o momento mais propicio para conhecermos
nossos alunos, cada um com suas individualidades.
Defendo o momento do pátio livre, pois é nesse espaço que
eles correm para vida, sem medos, sem regras, podendo expressar todos seus
sentimentos sem a preocupação do: isso pode e isso não pode estabelecidos
dentro de uma sala de aula.
Vygotsky (1998) acentua o papel ao ato de brincar na construção
do pensamento infantil, pois é através da brincadeira, do jogo, que a criança
expõe seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor, seu modo de
aprender e participar de uma relação cognitiva, com o mundo de eventos,
pessoas, objetos e símbolo.
Brincar é fundamental para o desenvolvimento!
"Brincar é fundamental para o desenvolvimento"! É sim com certeza. Que bom que escreves sobre isso aqui para nós Luciane. Que bom que o que estamos estudando no PEAD2/UFRGS está repercutindo no teu modo de pensar a ação pedagógica em sala de aula. Continua te expressando, formando opinião e te colocando por aqui. Estamos te acompanhando. Abraço, Betynha ;0) (Tutora PEAD2/UFRGS)
ResponderExcluir