sexta-feira, 8 de abril de 2016

Ludicidade ....Brincar


  Nossa primeira aula de ludicidade e educação, com certeza já de inicio deve ter feito com que alguns professores refletissem no seu modo de pensar e agir em relação a importância do brincar, tanto no momento dirigido, quanto no momento de pátio livre, pois muitos ainda apresentam dificuldades em deixar seus alunos livres nesse momento.
  Momento este que é de mera importância para o desenvolvimento do sujeito, pois é através das brincadeiras que a criança expõe suas aprendizagens e também suas dificuldades, são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. Sabemos que para manter o seu equilíbrio a criança necessita brincar, jogar, criar e inventar, é brincando que ela convive com os medos com as raivas, com ansiedades e estabelece o equilíbrio entre o mundo interno e externo, conseguindo com isso o auxilio para o desenvolvimento de sua personalidade.
  Aproveito o momento de pátio livre dos meus alunos, para observar cada um deles; como cada um organiza sua brincadeira, reage nos momentos de conflitos, interage com o grupo, representa alguma angustia através da brincadeira, pois acredito ser esse o momento mais propicio para conhecermos nossos alunos, cada um com suas individualidades.
  Defendo o momento do pátio livre, pois é nesse espaço que eles correm para vida, sem medos, sem regras, podendo expressar todos seus sentimentos sem a preocupação do: isso pode e isso não pode estabelecidos dentro de uma sala de aula.
  Vygotsky (1998) acentua o papel ao ato de brincar na construção do pensamento infantil, pois é através da brincadeira, do jogo, que a criança expõe seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor, seu modo de aprender e participar de uma relação cognitiva, com o mundo de eventos, pessoas, objetos e símbolo.




Brincar é fundamental para o desenvolvimento!

Um comentário:

  1. "Brincar é fundamental para o desenvolvimento"! É sim com certeza. Que bom que escreves sobre isso aqui para nós Luciane. Que bom que o que estamos estudando no PEAD2/UFRGS está repercutindo no teu modo de pensar a ação pedagógica em sala de aula. Continua te expressando, formando opinião e te colocando por aqui. Estamos te acompanhando. Abraço, Betynha ;0) (Tutora PEAD2/UFRGS)

    ResponderExcluir