terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Como Estrelas na Terra: "Toda Criança é Especial!

Todos os profissionais da área da educação deveriam assistir ao filme "Como Estrelas na Terra", além de ser um filme emocionante,  infelizmente retrata uma realidade ainda vivida em muitas instituições de ensino, mesmo acontecendo em um contexto diferente do nosso.
Cada vez mais entendo a importância do olhar atento, observador e investigador que  o educador deve ter, demonstrando uma sensibilidade com a pluralidade existente nas salas de aula, assim como as particularidades de cada aluno.
Não basta somente identificar o problema do aluno, é indispensável ir em busca de propiciar à criança um desenvolvimento mais significativo, assim como fez o professor do filme ao perceber que aquele aluno que estava sendo rotulado por todos do ambiente escolar e até mesmo familiar, tinha dislexia.
Esse professor proporcionou a essa criança o direito da aprendizagem, com métodos inovadores e diferenciados para a fixação da mesma.
No filme, o professor trás o exemplo de vários disléxicos que existiram na história da humanidade que tiveram um papel importantíssimo, e foram considerados como gênios, tais como: Albert Einstein e Leonardo da Vinci, grandes nomes, que apesar de terem dificuldades na área linguística, se desenvolveram brilhantemente nas áreas que tinham mais afinidade.
A história do menino Ishaan nos faz refletir e questionar o andamento do sistema educacional, as instituições de ensino deveriam valorizar  as diversas formas de pensamento, e as inteligências múltiplas, ao invés de se preocuparem em padronizar seus alunos, com ensinamentos pré-estabelecidos, quando que o correto é incentivar nossos alunos a criar coisas novas, favorecendo o potencial de cada um.

Como Estrelas na Terra: Toda Criança é Especial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário